Estética – Hidrolipodistrofia Ginóide

    Alguem já ouviu falar em HIDROLIPODISTROFIA GINÓIDE??????? Ãh?? Que nome gigante…rs
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Pois é meninas a Hidrolipodistrofia Ginóide nada mais é que a nossa colega celulite..Vamos aprofundar um pouco mais nesse assunto e entender realmente o que ela é. O que vamos ler faz parte de um estudo (pessoal) que fiz sobre assunto, tive como fontes de pesquisas vários livros da área e alguns sites da internet, e, pode conter termos técnicos, dúvidas não deixem de me perguntar por email ou nos comentários: apaixonadaspelabeleza@yahoo.com.br

     

            celulite
    Vamos lá?
    A Hidrolipodistrofia ginoide( HDLG ) popularmente conhecida como “CELULITE” consiste em uma alteração patológica do tecido Adiposo ( lipodistrofia) com presença de Edema (hidro) e com função veno-linfática alterada.
    Visualmente é identificada por irregularidades vistas na região ginóide ( coxas, nádegas, face interna da coxa e pernas) da mulher que se assemelham aparência de “casca de laranja”.
    200285100-001
    A LIPODISTROFIA constitui um distúrbio do metabolismo das gorduras, mas também pode ser definida como crescimento anormal de gordura localizada na HIPODERME. Portanto, a LIPODISTROFIA é uma alteração das células adiposas que acomete o TECIDO CONJUNTIVO.
    A Gordura do organismo está depositada nas células gordurosas, as quais têm a capacidade de aumentar ou diminuir de volume, conforme a maior ou menor quantidade de gordura absorvida sob a forma de TRIGLICERÍDIOS, normalmente encontrados isolados, ou em pequenos grupos.


    FATORES QUE PREDISPÕEM, DESENCADEIAM OU AGRAVAM A LIPODISTROFIA GINÓIDE (LDG):
  1. PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA -> a distribuição de gorduras é considerada um fator hereditário no qual predomina o tipo de GINÓIDE
  2. GRAVIDEZ -> há um aumento da produção hormonal e compressão da circulação de retorno venoso
  3. TABAGISMO -> o fumo prejudica a microcirculação
  4. ALIMENTAÇÃO -> a elevada ingestão de açúcar, sal e gordura, excesso de bebida gasosa ( refrigerante, cerveja, água mineral c/gás), associada à baixa ingestão de água, proteínas e fibras, causa desequilíbrio no balanço energético e concorre para o aumento de tecido adiposo.
  5. SEDENTARISMO -> a falta de atividade física, conduz a uma dificuldade no retorno venoso, prejudicando o balanço energético.
  6. DISTÚRBIOS EMOCIONAIS -> ansiedade, stress, e outros distúrbios psicológicos levam ao aumento da produção de neurotansmissores prejudiciais à circulação.
  7. VESTUÁRIO -> roupas apertadas e saltos altos prejudicam o retorno venoso.
  8. POSTURA -> vícios posturais causam acúmulo de gordura em determinadas regiões, levando ao aparecimento da LDG. Desvios da coluna vertebral, como Lordose, Cifose e Escoliose podem favorecer o surgimento ou agravamento da LDG.
  9. CONTACEPTIVO ORAL -> outro fator fortemente associado, pelo próprio fato de ser um hormônio e pelo fato de induzir a um ganho de peso
     
    TRATAMENTOS POSSIVEIS

       

  • Massagens modeladora -> é uma técnica que utiliza manobras rápidas e intensas sobre a pele, utilizando pressão através de movimentos de amassamento e deslizamento. Melhora a oxigenação dos tecidos, a quebra da cadeia de gordura e a melhora do tônus muscular.
  • Drenagens Linfáticas -> útil para drenar os líquidos que se acumulam nas pernas, ajudando o sangue a circular melhor. Age no sentido de ativar, limpar, regular e nutrir os tecidos. Renova a capacidade de autodefesa e autopurificação do corpo humano. Indicada para pré e pós cirurgia plástica, edemas e no combate a celulite.
  • Correntes Russas -> melhora a flacidez, há uma definição muscular, redução das medidas e tratamento da celulite.
  • Eletrolipoforese -> aplicação através de um aparelho de correntes polarizadas que promovem o aumento da atividade celular. Através de eletrodos de silicone condutivo há uma melhora do fluxo sanguineo e linfático, produzindo a dissolução dos nódulos de celulite.
  • Ultra-som -> ondas ultra-sônicas que aquecem em profundidade os tecidos humanos usando enzimas. Através da emissão de ondas sonoras de alta freqüência destoem os nódulos de gordura dos tecidos acometidos.
  • Mesoterapia -> injeção de enzimas nas regiões do corpo com maior incidência de gordura localizada e celulite.
  • Lipoaspiração e Lipoescultura -> são técnicas cirúrgicas que não tem por objetivo tratar a celulite, mas reduzir medidas, melhorar o aspecto da pele e agir nas várias etapas que causam a celulite.
  • Crioterapia - > quebra a gordura localizada e a flacidez. Aplicação de uma solução a base de cânfora e mentol nas áreas atingidas, provocando uma queda de temperatura local. Com isso o organismo utiliza os lipídios de reserva para recuperar seu equilíbrio térmico e desta forma há redução de volume onde a bandagem foi aplicada. O choque térmico sobre a pele provoca a retração das fibras dos tecidos da Derme reduzindo a flacidez. O aumento da circulação sanguínea favorece a drenagem linfática auxiliando na melhora do quadro celulítico.
  • Cremes -> não comprovados. Provocam uma melhora na aparência da superfície da pele, no mínimo por torná-la mais hidratada.
  • Subcision -> um tratamento mais novo, inovador. Esta técnica consiste em anestesia local e método de descolamento da fibrose que existe no nível do tecido adiposo. Trata-se de um procedimento de pequeno porte, ambulatorial. Menos agressivo que a lipoaspiração, e mais que a mesoterapia. Este tratamento é um dos primeiros tatamentos que está permitindo a documentação cinetifica da melhora nos pacientes. Indicado para um grau de celulite que tem retração, não é para as de primeiro grau. Também é bem localizado, não sendo aplicado na coxa inteira mas apenas nos pontos mais atingidos.

 

 

moldura4

About these ads

Sobre Apaixonadas Pela Beleza - Dina

Eu sou a Adina Sampaio, mas podem me chamar de Di, Dina, Dinha..rs, como preferir, tenho 25 anos, estudante de graduação em Estética e Cosmética e agora blogueira..rs Chata as vezes, sincera ao extremo e apaixonada pela vida.
Esse post foi publicado em Estética, Saúde. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Estética – Hidrolipodistrofia Ginóide

  1. irene lauxen disse:

    oi tudo bem? trbalhei muitos anos com salõa de belez hoje sou aposentada , tenho setenta anos alias agora dia nove vou fazer setenta anos eu tenho uns nodulos de gordura no corpo nõa consiga acabar ja tirei com cirur , mas voltam no mesmo lugar do que vem isso? se podes me responder agradeço muito ok

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s