História do Esmalte

Hoje estava pesquisando sobre a história da maquiagem, (que trago o post esta semana para vocês) e acabei encontrando algumas coisas interessantes sobre esmaltes.

Os esmaltes estão fazendo 86 anos de existência, já que o primeiro esmalte a ser lançado foi no ano de 1925, só que não foi no ano de 1925 que o culto as unhas começaram.

Historia do Esmalte - H DO MUNDO25(1)

No Antigo Egito, por volta de 3500 a.C, as mulheres egípcias já utilizavam uma base preta de henna nas unhas, porém as cores “baphos” da época só poderiam ser utilizadas pela nobreza, tipo Cleópatra amava os tons de vermelhos escuros e Nerfetiti tinha sua preferência na tonalidade rubi (sempre Divas…)

Mas não era só no Egito que havia esta distinção, na China por volta do sec. 3 a.C o uso de tons vermelhos metálicos (feitos em solução de prata) distinguiam a ocupação hierárquica local (naquele tempo e já estavam na moda..rs). Na Roma a pintura dava lugar a tratamentos com materiais abrasivos que faziam o polimento das unhas.

Após este período, os assuntos esmaltísticos ficaram meio que parados até o sec XIX, cuidar das unhas neste período significava manter as unhas curtas moldadas por uma boa lima (lixa), em alguns casos usavam nas unhas apenas um óleo perfumado e poliam com tiras de couro. Nesta época as mulheres não poderiam usar nem maquiagem, logo na época em que uma moça deveria ser recatada era considerado uma virtude, esmaltes extravagantes não ficaria bem, imagina esmaltes vermelhos?

Neste perído a grande invenção (que usamos até hoje) foi o palito para afastar as cutículas. No sec. XX os esmaltes voltaram a ganhar força, mas suas bases duravam pouquissímas horas nas unhas, mas em 1925 a indústria automotiva criou a base dele, durante o desenvolvimento de esmaltes para carros.

(A partir daqui o texto foi copiado na íntegra do site: Net_Cult por Adriana Lima)

Finalmente, em 1925, foi lançado um esmalte de unha transparente, em tom rosado. Ele é aplicado no meio das unhas – a meia lua e a ponta das unhas ficavam nuas. A responsável pela manicure na Metro Golden Mayer, o então estúdio de cinema mais popular dos Estados Unidos, Beatrice Kaye, afirmava que os anos 20 e 30 eram os anos da manicure estilo meia lua.

A cutícula era removida e a unha preenchida apenas ao centro. Mais tarde, o esmalte seria aplicado à unha nas partes superior e central, mas não junto à raiz. Nessa época, a sociedade proibia mulheres de reputação usar esmaltes muito chamativos, de cores fortes.

Em 1932, os irmãos americanos Charles e Joseph Revlon, juntamente com um químico, criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda. Nasce, assim, a marca Revlon. Os irmãos também promovem, pela primeira vez, a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.

Em 1970 começa a  década dos esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas, até chegar às postiças usadas hoje. Os  esmaltes acrílicos são sucedidos pelos esmaltes de fyber glass, em 1980.

Nos anos 90, a decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes – pedras preciosas e vários acessórios entram em uso. Surge a profissão de designer de unha.

Para os anos 2000, a ordem continua sendo ousar: as combinações de texturas e cores ganham ares futuristas.

Verdadeiras obras de arte podem ser esculpidas nas unhas e não é mais preciso combinar as cores delas com a roupa. Estilos, cores e tendências à parte, as unhas  são  um  cartão  de  apresentação  das
mulheres modernas e mais uma marca registrada da personalidade feminina deste século.

Fontes:

http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-esmalte.htm

http://www.netcult.com.br/netcult.qps/Ref/PAIA-6TRR23

 

Beijocas,

cats1

Anúncios

Sobre Apaixonadas Pela Beleza - Dina

Eu sou a Adina Sampaio, mas podem me chamar de Di, Dina, Dinha..rs, como preferir, tenho 25 anos, estudante de graduação em Estética e Cosmética e agora blogueira..rs Chata as vezes, sincera ao extremo e apaixonada pela vida.
Esse post foi publicado em Túnel do Tempo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para História do Esmalte

  1. Silvinha.ba disse:

    Muito bom saber a origem do esmalte! Li uma vez sobre a origem dos nomes!!
    Feliz ano novo, Dinha! bj

  2. Conversando sobre esmaltes disse:

    Olá, tudo joia?!
    Está lindo seu blog, já estou te seguindo…
    Segue o meu tbm, eu iria adorar!!!
    http://conversandosobreesmaltes.blogspot.com/
    conversandosobreesmaltes@hotmail.com
    Bjos e tudo de melhor pra vc
    nesse ano que está iniciando!!!

  3. BLENDA SOUZA disse:

    Que historia em, nem sabia!
    FLOR OBRIGADA PELA RESPOSTA NO CLUBE DA MAQUIAGEM
    BJO

  4. Ankh disse:

    Gostei muito da história, obrigada por compartilhar conosco! Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s